Buscar
Home >> Informação Técnica >> Projetos >> Indústria >> Usina Trapiche

Usina Trapiche 

Sirinhaén (PE)



Impermeabilização do Canal Barragem Gindaí


Proprietário: Usina Trapiche S/A

Contratante: Usina Trapiche S/A

Localidade: Sirinhaén (PE)

Distribuidor: Casimper – Casa do Impermeabilizante Ltda.

Data: Abril/2004

Produtos Utilizados:
Masterseal 515 Top – Revestimento impermeabilizante semiflexível (17.000 kg)

Tipo de Indústria: Indústria

Área total: 3.600m2


Descrição:

Localizada no Rio Sirinhaém, no Estado do Pernambuco, a Usina Trapiche S/A, produtora de álcool e açúcar, necessitava impermeabilizar o canal da barragem da usina de açúcar para disponibilização de energia elétrica para seu funcionamento em limite máximo na entressafra.

A ausência de riscos de paralisação das atividades da usina de açúcar foi o fator predominante para execução da impermeabilização, realizada logo após a conclusão da concretagem de todo o canal. Tal fato fez com que a usina investisse na aplicação de um revestimento polimérico impermeabilizante para minimização da porosidade e das microfissuras existentes na superfície do canal.


Desafio:

A Usina Trapiche, através do Engº. Reymar Ellrich, buscava um sistema econômico, duradouro e de fácil aplicação para que o trabalho pudesse ser executado com mão-de-obra própria sem necessidade de qualificação técnica específica para tal fim.

A ação da concorrência foi agressiva e intensa, apresentando vários produtos concorrentes similares aos produtos da BASF Construction Chemicals Brasil e colocando à disposição da usina grande quantidade de informações e resultados referenciando as obras já realizadas com tais produtos. Com isso em alguns momentos, o cliente tendenciou a utilizar um produto concorrente, visto que, teoricamente as informações apresentavam-se mais seguras e favoráveis.


Solução:

As condições mercadológicas adversas encontradas impulsionaram a busca de alternativas. Foi realizado então um planejamento estratégico que teve início com uma solicitação ao contratante de uma visita técnica no local da obra, de difícil acesso. Nenhum dos demais concorrentes visitou o local.

A visita ao local possibilitou a coleta de vários dados muito importantes. Pôde-se verificar as várias fissuras milimétricas existentes, o bom estado do substrato para recebimento da impermeabilização, como também as próprias condições do local da obra, situado em meio a uma reserva florestal com temperaturas amenas sem muita variação térmica e uma correnteza de águas turvas que serviriam de combustível para geração de energia elétrica para a usina.

Tais dados possibilitaram a oportunidade para uma ótima apresentação ao cliente, demonstrando a capacidade técnica de reverter a situação encontrada, além da segurança demonstrada pelo distribuidor e o potencial dos produtos da BASF Construction Chemicals Brasil e seus diferenciais: durabilidade, praticidade e acompanhamento técnico. Além disso, o trabalho poderia ser realizado com aproveitamento da mão-de-obra não qualificada do contratante, proporcionando uma grande economia no custo final da obra.


Conclusão:

A impermeabilização da estrutura do canal da barragem realizada com aplicação do revestimento impermeabilizante MASTERSEAL 515 TOP proporcionou um sistema economicamente viável e de alta confiabilidade técnica, graças à qualidade dos produtos da BASF Construction Chemicals Brasil.

O diferencial técnico apresentado durante a concorrência e o acompanhamento técnico durante a obra por parte da distribuidora e do representante local da BASF Construction Chemicals Brasil foi determinante para a escolha do cliente e para o sucesso dessa obra, desde o seu início.




Vista geral do local antes da impermeabilização




Vista geral do local antes da impermeabilização




Situação encontrada no local




Situação encontrada no local




Aplicação de MASTERSEAL 515 TOP monitorada pelo distribuidor




Aplicação de MASTERSEAL 515 TOP monitorada pelo distribuidor




Resultado final da obra
DisclaimerCreditsData ProtectionCopyright BASF S.A. 2009
BASFCC.Moss.Core.wsp 1.0.0.12 - S:10 T:25/7/2014 1:05:09